Um novo estudo simulou o consumo de comida e álcool típico das chamadas festas de porta traseira para avaliar como a compulsão alimentar e a bebida podem afetar o corpo.
Os pesquisadores descobriram que, tanto durante quanto no dia seguinte à "festa" simulada, os participantes apresentaram níveis aumentados de lipogênese, ou formação de gordura.
Os níveis de gordura do fígado diferiram muito entre os participantes após o experimento, levando os autores a hipotetizar que a quantidade de carboidratos consumidos por cada participante pode ter um papel importante a desempenhar.
Um estudo recente que simulou uma festa no porta-malas descobriu que comer alimentos ricos em carboidratos e, ao mesmo tempo, consumir quantidades relativamente menores de álcool estava associado ao aumento da gordura hepática.
“Tailgating” refere-se a uma reunião social onde as pessoas servem e comem comida na parte traseira de um veículo estacionado, geralmente no estacionamento de um estádio esportivo.
Embora essa tradição não tenha sido possível durante a pandemia, alguns continuaram a tradição virtualmente.
Embora a utilização não autorizada possa energizar os fãs, também pode levar ao excesso de comida e bebida, afetando negativamente a saúde de uma pessoa . Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam não beber ou ficar com duas bebidas alcoólicas ou menos por dia para os homens.
Para estudar os efeitos do consumo excessivo no corpo, pesquisadores da Universidade de Missouri estudaram as mudanças corporais após uma festa na mala. Seus resultados aparecem na revista Alcohol .
Critério de eleição
Os pesquisadores tinham vários critérios para inclusão no estudo. Eles se concentraram em homens de 21 a 52 anos com estilo de vida sedentário, que envolvia menos de 3 horas de exercícios aeróbicos por semana.
Todos os participantes tinham sobrepeso ou obesidade , com índices de massa corporal (IMC) entre 25,1 e 51 quilos por metro quadrado e circunferência da cintura de menos de 55 polegadas.
Os participantes eram não fumantes, não tinham diabetes e não tinham problemas pré-existentes na tireoide ou nos rins.
Por razões de segurança, os participantes precisaram relatar um consumo de álcool maior do que moderado, que o estudo definiu como consumo regular de álcool no ano anterior.
No entanto, as pessoas que bebiam muito, como mais de 16 bebidas alcoólicas por semana, foram excluídas do estudo.
Um total de 18 homens completaram o estudo de pesquisa.
Replicando uma porta traseira no laboratório
Para se preparar para o experimento da porta traseira, os pesquisadores instruíram os participantes a engolir óxido de deutério , também conhecido como água pesada, duas vezes ao dia por 3 dias antes de iniciar o estudo.
Isso permitiu aos cientistas avaliar as taxas de lipogênese, o processo metabólico de formação de gordura.
Os cientistas também disseram aos participantes para seguir sua dieta regular, mas evitar o álcool na noite anterior ao estudo.
Na manhã da simulação da porta traseira, os cientistas verificaram os sinais vitais de cada participante. Em seguida, coletaram amostras de sangue antes de oferecer um café da manhã leve.
Os pesquisadores também usaram a absortometria de raios-X de dupla energia para medir a composição corporal.
Por volta das 11h00, os pesquisadores coletaram outra amostra de sangue e encorajaram os participantes a comer e beber nas 5 horas seguintes. Os alimentos variavam de hambúrgueres a cupcakes. A equipe coletou amostras de sangue a cada hora e mediu o teor de álcool no ar expirado dos participantes a cada 30 minutos para garantir que eles alcançaram o nível desejado de intoxicação.
Além disso, 14 dos 18 participantes foram submetidos à espectroscopia de ressonância magnética (MRS) do fígado. Isso permitiu aos pesquisadores vislumbrar o nível de gordura no fígado.
Após o experimento de 5 horas, os participantes pernoitaram no centro de pesquisa. Os cientistas coletaram uma amostra final de sangue pela manhã, e cada participante recebeu o café da manhã e teve alta assim que seu teor de álcool no ar expirou foi zero.
Respostas individuais
Antes do experimento, 8 dos 18 participantes mantiveram um diário alimentar por 3 dias, que mostrou uma ingestão média de 2.748 quilocalorias (kcal) por dia. No dia do jogo, as pessoas comiam muito além disso, consumindo em média 5.087 kcal.
Quando divididos em grupos de alimentos, 32% do total de calorias consumidas vieram de carboidratos, 35% de gordura, 10% de proteínas e 23% de álcool.
O consumo de álcool resultou em um nível médio de teor de álcool no ar expirado de 0,08 - o que significa que os participantes estavam legalmente intoxicados nos Estados Unidos.
Ao observar as mudanças no corpo, o grupo mostrou um nível mais alto de insulina plasmática após comer e beber. A lipogênese também aumentou, mas no geral o grupo não apresentou alterações na gordura do fígado.
“Curiosamente, no presente grupo como um todo, apenas a quantidade de álcool consumida durante [as 5 horas de comer e beber] foi encontrada estar significativamente relacionada ao aumento na porcentagem [lipogênese]”, escrevem os autores.
No entanto, ao olhar para cada participante que completou a varredura MRS, eles encontraram respostas diferentes.
“Surpreendentemente, descobrimos que em homens com sobrepeso, após uma longa duração de comer e beber, as respostas metabólicas não eram uniformes e revelavam uma variação individual significativa na capacidade de proteger o fígado da toxicidade dos nutrientes”, escreveram os autores.
Nove participantes apresentaram aumento da gordura hepática, cinco participantes apresentaram redução da gordura hepática e um participante não apresentou alterações.
As respostas individuais levaram os pesquisadores a dividir os participantes em dois grupos com base nas alterações da gordura do fígado. Aqueles com menor gordura hepática tinham menos probabilidade de ganhar calorias com os alimentos e precisavam de mais álcool para atingir a faixa especificada de álcool no ar expirado.
A lipogênese foi o único preditor das diferenças na gordura do fígado entre os dois grupos.
“Uma possível explicação para essas descobertas é que o consumo elevado de carboidratos pode ter um impacto maior na gordura do fígado do que o álcool em algumas pessoas”, diz a autora correspondente, Dra. Elizabeth Parks.

0 Comentários