Benefícios para a saúde
Os pesquisadores estudam o jejum intermitente há décadas.
Os resultados do estudo às vezes são contraditórios e inconclusivos. No entanto, a pesquisa sobre o jejum intermitente, incluindo o jejum de 16: 8, indica que ele pode fornecer os seguintes benefícios:
Perda de peso e perda de gordura
Comer durante um determinado período pode ajudar as pessoas a reduzir o número de calorias que consomem. Também pode ajudar a impulsionar o metabolismo .
Um estudo de 2017 sugere que o jejum intermitente leva a uma maior perda de peso e gordura em homens com obesidade do que a restrição calórica regular.
Uma pesquisa de 2016 relata que os homens que seguiram uma abordagem 16: 8 por 8 semanas durante o treinamento de resistência mostraram uma diminuição na massa gorda. Os participantes mantiveram sua massa muscular durante todo o tempo.
Em contraste, um estudo de 2017 encontrou muito pouca diferença na perda de peso entre os participantes que praticavam o jejum intermitente - na forma de jejum em dias alternados em vez de jejum de 16: 8 - e aqueles que reduziram sua ingestão geral de calorias. A taxa de abandono também foi alta entre aqueles no grupo de jejum intermitente.
Prevenção de doença
Os defensores do jejum intermitente sugerem que ele pode prevenir várias condições e doenças, incluindo:
- Diabetes tipo 2
- Problemas de coração
- alguns cânceres
- doenças neurodegenerativas
No entanto, as pesquisas nesta área permanecem limitadas.
Uma revisão de 2014 relata que o jejum intermitente se mostra promissor como uma alternativa à restrição calórica tradicional para redução do risco de diabetes tipo 2 e perda de peso em pessoas com sobrepeso ou obesidade.
Os pesquisadores alertam, no entanto, que mais pesquisas são necessárias antes que eles possam chegar a conclusões confiáveis.
Um estudo de 2018 indica que, além da perda de peso, uma janela de alimentação de 8 horas pode ajudar a reduzir a pressão arterial em adultos com obesidade.
Outros estudos relatam que o jejum intermitente reduz a glicose de jejum em 3–6% em pessoas com pré-diabetes, embora não tenha efeito em indivíduos saudáveis. Também pode diminuir a insulina em jejum em 11–57% após 3 a 24 semanas de jejum intermitente.
O jejum com restrição de tempo, como o método 16: 8, também pode proteger o aprendizado e a memória e retardar doenças que afetam o cérebro.
Uma revisão anual de 2017 observa que a pesquisa com animais indicou que esta forma de jejum reduz o risco de doença hepática gordurosa não-alcoólica e câncer.
Vida útil prolongada
Estudos em animais sugerem que o jejum intermitente pode ajudar os animais a viver mais. Por exemplo, um estudo descobriu que o jejum repetido de curto prazo aumentou a expectativa de vida de ratos fêmeas.
O National Institute on Aging destaca que, mesmo após décadas de pesquisas, os cientistas ainda não conseguem explicar por que o jejum pode prolongar a expectativa de vida. Como resultado, eles não podem confirmar a segurança a longo prazo desta prática.
Os estudos em humanos na área são limitados e os benefícios potenciais do jejum intermitente para a longevidade humana ainda não são conhecidos.

0 Comentários